domingo, 18 de dezembro de 2011

Da Série " biquériful má friendji " - A INVASÃO DAS FORMIGAS GIGANTES

A invasão das formigas

Artista cria insetos com fibra de vidro e coloca milhares de exemplares na fachada de construções históricas da Colômbia. Confira as fotos!

Por Casa e Jardim Online
Rafael Gómez de Barros/Flickr
Rafael Gómez de Barros/Flickr

A princípio, o trabalho do colombiano Rafael Gómez Barros pode até assustar, mas basta chegar perto para ver que essas formigas gigantes não são de verdade. O artista criou milhares de réplicas do inseto com fibra de vidro e espalhou-as pela fachada do Museu Bolivariano de Arte Contemporânea, na cidade de Santa Marta. De acordo com Rafael, a instalação representa o grande número de pessoas desalojadas por conta dos violentos conflitos armados que ocorrem no país.

Erguido no século 17, o prédio escolhido é um dos mais importantes da Colômbia. Isso porque o local, que fica dentro da fazenda Quinta de San Pedro Alejandrino, foi palco dos últimos instantes de vida do revolucionário político Simon Bolívar. Mais tarde, passou a abrigar o museu, que funciona até hoje. Outra construção usada como base para as instalações do artista é o Edifício de la Aduana, em Barranquilla.

INSPIRAÇÃO NA LITERATURA
Batizada de Casa tomada, a obra de Rafael Gómez de Barros foi inspirada no conto homônimo do escritor argentino Julio Cortázar. O texto conta a história de dois irmãos que moram há anos em uma residência que é herança da família. De repente, os personagens se dão conta de que a casa foi invadida por forças ocultas.

Rafael Gómez de Barros/Flickr
Nem a obra de arte na fachada do Museu Bolivariano de Arte Contemporânea escapou das "formigas"
Rafael Gómez de Barros/Flickr
O Edifício de la Aduana também recebeu a instalação de Rafael Gómez de Barros
Rafael Gómez de Barros/Flickr
Não precisa se assustar: os insetos são apenas esculturas feitas com fibra de vidro


LEIA MAIS

Nenhum comentário: