segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Morre John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial e pai do Lisp

Matemático e pesquisador da ciência da computação morreu nos EUA.

Pesquisador foi um dos criadores dos sistemas de tempo compartilhado.

Do G1, em São Paulo

1 comentário
John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial (Foto: null0/CC-BY-SA-2.0)John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial
(Foto: null0/Creative Commons/CC-BY-SA-2.0)

O matemático e pesquisador da área de ciências da computação John McCarthy, responsável pela criação do termo “inteligência artificial” e inventor da linguaguem de programação Lisp, morreu no último domingo (23) em Palo Alto, na região da Califórnia conhecida como Vale do Silício.

McCarthy, que trabalhou nas universidades de Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tinha 85 anos. Não há detalhes sobre a causa de sua morte.

Considerado um dos pioneiros do desenvovimento da Inteligência Artificial, McCarthy é o pai de tecnologias como a linguagem de programação Lisp e dos sistemas de computação por tempo compartilhado, que permitiam que diversas pessoas utilizassem o poder computacional ocioso dos chamados "mainframes". Os chamados "computadores pessoais" só viriam a existir mais de dez anos depois da criação do conceito de "time sharing".

O Lisp, linguagem criada por McCarthy para facilitar o desenvolvimento da Inteligência Artificial, é uma das mais antigas ainda em uso. Sua primeira versão foi publicada em 1958, apenas um ano após a chegada do Fortran. A primeira utilização da tecnologia foi na criação de programas capazes de enfrentar seres humanos em partidas de xadrez.

Nenhum comentário: