quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Começa show de comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

12/10/2011 18h15 - Atualizado em 12/10/2011 19h29

Coral com 500 vozes abriu a festa no Aterro do Flamengo.

Stacey Kent, Sandy e Zeca Pagodinho também são atrações da festa.

Tássia ThumDo G1 RJ

3 comentários

As comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor continuam na noite desta quarta-feira (12). Por volta das 18 horas teve início o Show da Paz, que vai reunir mais de 30 artistas no palco montado no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento dos Pracinhas, no Centro do Rio. Entre as atrações estão a cantora americana Stacey Kent, Sandy, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, entre outros.

Show do Cristo (Foto: Tássia Thum/G1)Show em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor começou com coro de 500 vozes (Foto: Tássia Thum/G1)

O espetáculo começou com um coral de 500 vozes, cantando “Ave Maria”, seguido de “Isto aqui o que é” e “Jesus Cristo”.

Músicas que homenageiam o Rio de Janeiro foram escolhidas para o espetáculo. No repertório estão previstos os clássicos “Samba de Verão”, “Rio 40 graus”, “Aquele abraço”, “Descobridor dos Sete Mares”.

Missa no Cristo Redentor
Pela manhã, uma missa também celebrada pelo arcebispo deu início aos festejos das oito décadas de um dos principais cartões-postais e símbolo de fé do Rio de Janeiro. Antes do início da missa, Dom Orani afirmou que a imagem do Cristo Redentor é um sinal para toda a humanidade de que "o mundo pode vencer as barreiras e viver melhor".

"Essa comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor representa que nós catolicos fomos chamados a conclamar as pessoas que Cristo é o Senhor. Aquilo que Ele nos ensinou é para todas as pessoas. Ensinou o amor ao próximo, o fazer o bem às pessoas, conviver na paz, acho que o mundo necessita disso, de pessoas que saibam respeitar-se mutuamente, então é uma mensagem universal. E aqui representa bem isso, é um monumento dos católicos mas tem uma dimensão universal", disse ele.

Também nesta quarta, a Arquidiocese do Rio inaugurou os bustos em homenagem a Dom Sebastião Leme e Heitor da Silva Costa, reconhecido pela Prefeitura do Rio como autor do projeto e responsável pela obra. Bisneta do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, a cineasta Bel Noronha compareceu ao evento.

Bustos inaugurados no Cristo Redentor (Foto: Carolina Lauriano / G1)Bustos em homenagem a Dom Sebastião Leme e Heitor da Silva Costa são inaugurados (Foto: Carolina Lauriano / G1)

Na noite de terça (11), uma vigília foi realizada no local por cerca de 50 jovens, junto de outra missa, esta celebrada pelo bispo Dom Antonio Augusto. "Eu vim com o santíssimo sacramento para fora da capela, dei uma benção sobre a cidade e sobre toda a juventude carioca", destacou.

Em 2007, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, através de uma votação realizada pela internet, organizada pela New 7 Wonders Foundation. Ao todo, 21 monumentos de diversos países participaram da eleição.

Polêmicas em oito décadas
De acordo com a administração do Cristo Redentor, a ideia da construção da estátua começou em 1921. Cinco anos depois começaram as obras de edificação do monumento, inaugurado em 12 de outubro de 1931. O projeto vencedor foi do engenheiro Heitor da Costa Silva, o desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald, e a execução da escultura ficou a cargo do francês Paul Landowski.

Ao longo das oito décadas, o principal símbolo do Rio de Janeiro ainda desperta polêmica dos herdeiros dos envolvidos na construção do cartão postal. Parentes de Landowski alegam que ele é o autor da obra, enquanto a família do engenheiro Costa o aponta como idealizador do projeto. A Arquidiocese do Rio é a detentora dos direitos de imagem da obra.

O Cristo Redentor passou por diversas obras de revitalização. Em 2002, o acesso ao monumento foi facilitado com a construção de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Antes, os turistas tinham que enfrentar 220 degraus para chegar até os pés da imagem, que foi erguida a 710 metros do nível do mar.

Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O anúncio foi publicado em 3 de dezembro no Diário Oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta terça-feira (11), foi publicado um decreto municipal que também determina o tombamento do Cristo. Segundo a prefeitura do Rio, a medida visa preservar o monumento.

Celebridades internacionais
Em março deste ano, durante visita ao Rio, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família foram conferir o monumento à noite. Na ocasião, eles contemplaram a estátua em silêncio e foram até o mirante olhar a cidade do alto.

Durante a estadia na cidade por conta do Rock in Rio, a caribenha Rihanna também visitou o Cristo Redentor. A lista de celebridades internacionais que já foram ao local é extensa e inclui nomes como os Jonas Brothers, Jim Carrey, Beyoncé, Hugh Jackman, Miley Cirus, John Travolta, entre outros.

Veja a programação especial dos 80 anos do Cristo Redentor

Show da Paz – Aterro do Flamengo
18h às 22h – A produção pede que o público compareça ao show vestido de branco e leve celulares e isqueiros, para serem acendidos durante a celebração. O registro do show será lançado em DVD e CD. No repertório estão as canções Ave-Maria, Jesus Cristo, Samba de Verão, entre outras composições.

Estão confirmadas as presenças de Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BossaCucaNova, Buchecha & DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes & Thaís Gulin, DJ Man & Rodrigo Sha, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito & Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Miúcha, Pe. Omar, Roberto Menescal, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho – e ainda as escolas de samba Beija-Flor e Mangueira, a jazzista americana Stacey Kent e um ballet de 20 bailarinos coreografado por Caio Nunes.

Nenhum comentário: