segunda-feira, 8 de agosto de 2011

AMASTERDÃ - Conheça as melhores festas e festivais ao ar livre na chamada Veneza do Norte em reportagem da revista Marie Claire

VIAGEM / VIAGEM - 07/08/2011

Charmosa e pequenina, Amsterdã tem festas e festivais a céu aberto para encerrar o verão

Por Laura Ancona Lopez
Editora Globo

A fama de Amsterdã se deve às suas belas ruas cercadas por canais – uma espécie de Veneza do Norte – e ao espírito livre da população, que convive abertamente com os coffee shops que vendem haxixe e maconha. Apesar de ter apenas 800 mil pessoas, a capital da Holanda é a maior cidade do país. No final do verão, entre agosto e setembro, recebe festas e festivais a céu aberto que encerram a estação. Saiba quais são os principais.

Parada do Orgulho Gay (www.amsterdampride.nl)
Quando: 6 e 7 de agosto
Realizada sempre no primeiro final de semana de agosto, reúne uma série de eventos da comunidade gay – incluindo exposições, palestras, festas ao ar livre, em casas noturnas, bares e, claro, o desfile a céu aberto, que acontece no porto e reúne 250 mil pessoas.

De Parede (www.deparade.nl)
Quando: duas primeiras semanas de agosto
Festa itinerante na Holanda, passa pelas cidades de Roterdã, Haia e Uteque antes de chegar a Amsterdã. Acontece durante duas semanas no parque Martin Luther King e, além de shows musicais e peças de teatro, tem lojinhas que vendem vinho rosé, cerveja e comidinhas.

Leia mais: Las Vegas: quatro dias imperdíveis para curtir a temporada de calor

Festival Hartjesdag (www.hartjesdagen.nl)
Quando: 21 de agosto
Celebração que acontece desde a época medieval, o “Dia do Coração” – como é conhecido na cidade – é como um carnaval fora de época. Homens vestidos de mulheres (e vice-versa) e show musicais embalados por bebida alcoólica tomam conta do centro antigo de Amsterdã.

Dias da Herança (www.openmonumentendag.nl)
Quando: 10 e 11 de setembro
É a única chance do ano para conhecer monumentos da cidade que, normalmente, ficam fechados para visitas. Entre as principais atrações, prédios da Era de Ouro holandesa – período do século 17 em que manifestações arquitetônicas, científicas e artísticas do país (como os pintores Rembrandt e Vermeer) ficaram entre as mais importantes do mundo.

TEMAS RELACIONADOS

Nenhum comentário: