quarta-feira, 13 de julho de 2011

ROCKET MAN - Sonzeira de Elton John acorda astronautas do Atlantis

13/07/2011 10h54 - Atualizado em 13/07/2011 10h55

Música 'Rocket Man' foi usada como despertador dos astronautas.

Cantor gravou mensagem especial para tripulação.

Do G1, em São Paulo

Header matérias Atlantis (Foto: arte / G1)
Controle de missão da Terra acorda os astronautas do Atlantis (Foto: Reprodução)Controle de missão da Terra acorda os astronautas
do Atlantis (Foto: Reprodução)

Os astronautas a bordo do ônibus espacial Atlantis foram acordados às 3h29 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13) com uma música e uma mensagem especial do cantor britântico Elton John.

A canção escolhida foi "Rocket Man" ("Homem Foguete", em inglês), que conta a história de um astronauta em uma missão de longa duração que se sente culpado por deixar sua família.

"Bom dia, Atlantis, este é Elton John. Desejamos muito sucesso em sua missão. Um enorme obrigado a todos os homens e mulheres da Nasa que trabalharam no ônibus espacial nas últimas três décadas", disse John na mensagem transmitida.

Assista aqui.

É uma tradição da Nasa acordar os astronautas com músicas com algum significado especial. "Rocket Man" já foi usada para despertar outras tripulações, a bordo do próprio Atlantis e do Discovery. Mas, como essa é a última missão da frota, Elton John gravou uma mensagem de despedida.

As músicas usadas como despertador nos dias anteriores da missão foram:

Terça: "More", de Matthew West, a pedido do astronauta Rex Walheim. Assista.
Segunda: "Tubthumping", de Chumbawamba, para Sandy Magnum. Assista.
Domingo:"Mr. Blue Sky", da Electric Light Orchestra, para o comandante Chris Ferguson.Assista.
Sábado: "Viva la Vida", do Coldplay, para o piloto Doug Hurley. Assista.

A missão
O Atlantis levou quatro toneladas de suprimentos para a estação espacial -- o suficiente para mais de um ano.

Esta missão é a última do Atlantis, da frota dos ônibus espaciais e da Nasa. Não há previsão de quando ocorrerá outro voo tripulado em um veículo da agência.

A decisão de aposentar a frota veio após o desastre com o Columbia. A orientação do então governo Bush era finalizar ISS, aposentar a frota até 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em operação em 2014.

De lá para cá, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, até 2011. As operações na ISS foram estendidas até pelo menos 2020. E o programa de naves da administração Bush, o projeto Constellation, foi cancelado. Em seu lugar, o atual presidente ordenou que a parte de desenvolvimento e construção de espaçonaves fosse delegada à iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as próximas fronteiras da exploração espacial.

“Vamos começar a estender as fronteiras que temos para que não fiquemos fazendo a mesma coisa repetidamente. Vamos pensar sobre qual é o próximo horizonte. Qual é a nova fronteira? Mas para fazer isso, vamos precisar de avanços tecnológicos que ainda não temos”, disse Obama em uma entrevista com usuários do Twitter.

O presidente americano afirmou que a “nova fronteira” pode ser Marte e que, para chegar lá, “um asteroide é um bom ‘pit stop’”.

O Atlantis
A nave leva quatro astronautas experientes: o comandante Christopher Ferguson, em sua terceira missão; o piloto Doug Hurley, em sua segunda; e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim, ambos com três missões cada.

O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter.

Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial (Foto: Nasa/Divulgação)Insígnia da missão com a letra grega ômega
simboliza o fim do programa do ônibus
espacial (Foto: Nasa/Divulgação)

A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacialHubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.

No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor número de problemas técnicos em uma missão: 54. Em 2010, bateu seu próprio recorde e baixou o número para 46.

A missão de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A atual era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço.

Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Nenhum comentário: