terça-feira, 15 de março de 2011

TOKIO NUCLEAR RADIATIONS WINDS - Vento deve poupar Tóquio de ser contaminada por radiação no Japão

Material radioativo vazado da usina de Fukushima deve rumar para o mar.

Índices de radiação da capital eram 10 vezes superiores ao normal na terça.

Da Reuters

mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)mapa terremoto cidades afetadas (Foto: Arte G1)

Os ventos vão soprar do norte sobre a usina nuclear de Fukushima Daiichi na manhã desta quarta-feira (16), levando material radiativo pela costa japonesa, mas depois passarão a vir de noroeste, empurrando o material para o mar, segundo meteorologistas do governo do Japão.

Isso poupará a capital, Tóquio, cidade de 13 milhões de habitantes, que fica 240 quilômetros a sudoeste da usina, cujo sistema de refrigeração sofreu danos no grande terremoto da sexta-feira.

A direção do vento é um fator crucial para avaliar o impacto ambiental da nuvem radiativa resultante das explosões nos reatores.

As autoridades disseram que a radiação em Tóquio era dez vezes superior ao índice normal na terça-feira, quando o vendo soprou do norte e do nordeste.

Moradores da capital temiam a contaminação e muitos estavam deixando a região.

Loja funciona parcialmente às escuras para economizar energia elétrica nesta terça-feira (15) em Tóquio, capital do Japão (Foto: AP)Loja funciona parcialmente às escuras para economizar energia elétrica nesta terça-feira (15) em Tóquio, capital do Japão (Foto: AP)

Nenhum comentário: