sábado, 19 de março de 2011

SURF - MAVERICKS mata o big rider havaiano Sion Milosky

No final de janeiro e início de fevereiro deste ano a costa Californiana foi vasculhada pelo signatário. Do extremo Norte quase até o México, praias pouco famosas, vales e vinhedos, frio, calor e ondas, muitas ondas. Pra quem não conhece, Half Moon Bay, local aonde Mavericks está encravada, fica relativamente próxima a San Francisco. As águas que banham a baía são frias, os belíssimos cliffs da região de Big Sur são cenário de paradisíacas e idílicas paisagens. Ondas solitárias quebram em points inacessíveis aos simples mortais, por mais paradoxal que seja, pois, na California, mesmo no Norte, o mar sobe um pouco e, dezenas de surfistas invadem todos os picos, qualquer que seja o dia da semana. A idade média ultrapassa os 30 anos e não raras vezes quarentões e cinquentões compõem o line up.

Subindo o tom das exigências físiscas e principalmente

psicológicas, a lendária Mavericks (The Legendary California Surf Spot) havia levado Mark Foo, outro big rider havaiano há quase 20 anos (leia matéria abaixo). Agora, outro big rider depois de uma sucessão de drops insanos completados, recebeu das mãos de Netuno o ticket de entrada no Paraíso. Respeitado casca grossa, gente boa, pai de família e atirado surfista de ondas gigantes, Sion Milosky surfa agora noutra dimensão. Leia as comoventes matérias publicadas no site waves.terra.com.br por Marcelo Ulyssea e pelo surfista baiano, big rider e companheiro de barca em busca de ondas improváveis, Danilo Couto. Leia também a matéria do San Francisco Chronicle sob o emblemático título A Surfer's Final Wave e no Santa Cruz Sentinel com o título Death of hawaiian surfer at Maverick's renews safety talks.

Sion Milosky

Mavs faz segunda vítima

Por Marcelo Ulysséa em 17/03/11 17:46 GMT-03:00

Bombeiros tentam reanimar Sion Milosky com desfibrilador em Mavericks. Foto: Marcelo Ulysséa.

Depois de 17 anos do acidente que matou Mark Foo afogado em dezembro de 1994, Mavericks se reafirma como uma das mais perigosas e mortais ondas do planeta, ao levar para o outro lado Sion Milosky, surfista havaiano de 35 anos.

Ele estava surfando Mavericks e realmente rompeu os limites em um daqueles dias perigosos, nos quais os mais experientes locais ficam cautelosos por conhecer o risco quando o swell tem influência de Oeste e forma uma sessão perigosíssima que tende a fechar uma longa parte da onda de quem dropa no pico normal.

Fora a direção do swell, a maré extremamente baixa e o vento forte que soprava aumentavam ainda mais o perigo de uma das mais pesadas ondas da atualidade. Sion já tinha pego seis das maiores ondas do dia. Na última ele conseguiu completar o drop, fez

Expert em Pipeline, o havaiano perde a vida na Califórnia. Foto: Buno Lemos / Lemosimages.com.

um bottom turn forte e na subida para encaixar no trilho foi atingido pelo lip de toneladas que despencava de aproximadamente 7 metros de face.

Ele não retornou à superfície antes da próxima onda e as pessoas que viram acabaram não dando muita atenção. O tempo foi passando até que Nathan Fletcher resolveu depois de algum tempo procurar por ele, encontrando-o a cerca de um quilômetro no interior da laguna, próximo ao molhe que protege o porto de Pillar Point.

Seu corpo estava de face para o fundo e Nathan o levou imediatamente para a pequena praia ao lado do molhe, onde os bombeiros foram chamados enquanto a massagem cardíaca era aplicada. Foram cerca de 600 compressões até os paramédicos chegarem ao local e aplicarem o desfibrilador, além das injeções intravenosas, mas infelizmente devido ao longo tempo decorrido Sion veio a falecer.

Fica evidente a necessidade de uma equipe do Mavericks Water Patrol permanentemente para cuidar dos resgates quando o mar sobe em Mavericks, que na maioria dos invernos apresenta uma média de mais de 60 dias com ondas gigantes.

O californiano Grant Washburn decidiu surfar no mesmo dia e teve dois leashes arrebentados, passou pelo meio das pedras, o que é arriscadíssimo em Mavericks, e achou melhor não voltar para o pico depois do susto. Ele afirma que a condição era realmente adversa e que Sion já havia feito milagre ao surfar algumas das maiores e mais perigosas ondas do dia.

Ele sabia que se acontecesse algo com alguém obviamente seria com um dos quatro ou talvez cinco surfistas que se arriscavam mais em drops impossíveis e faces balançadas, cheias de bumps.

Infelizmente Sion Milosky não está mais entre nós com seu corpo físico, mas temos a esperança de que um dia nos reencontraremos todos do outro lado. Nossos sentimentos à família, que chega hoje do Hawaii. Paz, força e muita luz no caminho que continuamos todos tendo que trilhar.


Sion Milosky

Guerreiro underground

Por Danilo Couto em 18/03/11 07:44 GMT-03:00

Sion Milosky, expert em Pipeline, perde a vida na Califórnia. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Foi tudo muito rápido, devastador e aterrorizante. O mar variava de 5 a 7 metros, maré muito seca e Sion Milosky dominava a sessão de maneira incrível.

Já era fim de tarde, o crowd esvaziava e havia apenas um jet-ski no canal. Com sua 10'6, ele pegou todas as bombas do dia e surfou com muita segurança.

Inspirado na performance de Sion, cheguei perto dele no outside e conversamos sobre nossas 10'6 mágicas, suas ondas, Mavericks, Jaws...

Ele irradiava uma energia de satisfação e uma áurea incrível. Seus olhos brilhavam, seu sorriso era imenso e transmitia uma imagem de missão cumprida, algo que não sai da minha cabeça até hoje.

O que me conforta é saber que ele descansa em paz. Logo em seguida, Sion pega a maior onda do dia e, pela última vez, observo de perto o amigo, parceiro e guerreiro do mar dropar sua última bomba.

Foi uma série de várias ondas. Ele completou o drop e foi varrido para muito fundo. Com a sequência de ondas e sem ninguém para resgatá-lo, ele afogou-se e seu corpo foi encontrado por Nathan Fletcher depois de uns 20 minutos.

Naquela hora, estava no estacionamento de Mavs e corremos desesperados de volta para a praia quando soubemos que era um dos nossos.

Chegamos juntos com os paramédicos, que iniciaram a ressuscitação cardiopulmonar. Eles tentavam, nós chamávamos por Sion para ele não ir, mas era tarde.

Sion fazia parte de um pequeno e unido grupo disposto a estender os limites nos mares. Juntos, fomos a Jaws recentemente, onde surfei a onda da minha vida.

Ele era um novo amigo, parceiro de barca big surf, talvez o mais sem medo de todos, muito casca-grossa.

Viveu intensamente e era uma pessoa especial, educada, grande pai de família. Que Deus abençoe sua esposa e suas duas filhas lindas.

Estamos muito devastados. Foi um dia especial, uma história que estamos ou estávamos escrevendo juntos e ainda não conseguimos acreditar nisso tudo.

Hoje fizemos uma cerimônia na praia. Sua esposa e amigos - Nathan, Healey, Peter Mel, Ben Andrews, Jeff Clark, Rico Gimenez, Danny Fuller e mais alguns locais.

Foi tudo muito intenso, brutal e ainda está muito difícil de engolir. Sei que ele descansa em paz, mas a dor é grande...

Leia mais

Infowaves - Profissão perigo

Mavs faz segunda vítima

Sion perde a vida em Mavs

  • San Francisco Chronicle, published in San Francisco, CA USA

CA_SFC.jpg


  • The Santa Cruz Sentinel, published in Santa Cruz, CA USA
CA_SCS.jpg

Nenhum comentário: