segunda-feira, 14 de março de 2011

Mergulhador fotografa "restos" no fundo do mar

Mergulhador britânico coleciona imagens de restos no fundo do mar




O fotógrafo britânico Alexander Mustard viaja o mundo para registrar imagens de embarcações e objetos afundados.

Para Mustard, de 36 anos, restos no fundo do mar “atraem os mergulhadores por causa da incongruência de ver algo que deveria estar acima das ondas debaixo delas”.

“É fascinante ver algo familiar em um local estranho – debaixo d´água”, diz.

“Não poderia dizer quantos restos afundados eu já vi, mas cada um é particularmente interessante. Cada resto é único, com características diferentes caso a caso, e a atmosfera no local também varia.”

Um dos objetos mais inusitados que Mustard já fotografou foi um Fusca deixado propositalmente no fundo de um lago no condado de Lancashire, no norte da Inglaterra, como atração para os mergulhadores.

Navio militar

A última exploração do fotógrafo foi o USS Kittiwake, um navio militar americano construído em 1945 e afundado nas Ilhas Cayman (território britânico no Caribe) recentemente como atração para mergulhadores.

Por ter sido afundado recentemente, o navio parece estar em um bom estado de conservação, e em algumas imagens quase não se percebe que ele está debaixo d’água.

Para o fotógrafo, o fato de o Kittiwake ter sido afundado de propósito “dá à embarcação uma atmosfera totalmente diferente do que a de uma marcada pela tragédia”.

Ele diz, porém, que “uma das melhores coisas sobre os restos de embarcações é o afundamento, seja acidental ou de propósito, porque é apenas o início de sua viagem”.

Nenhum comentário: