terça-feira, 22 de março de 2011

Medvedev "saiu do armário" com crítica às declarações de Putin sobre ataque a Líbia? Teria o premiê ficado putinho com seu pupilo?

RÚSSIA - 2012 eleição na URSS

Medvedev critica declaração de Putin sobre conflito líbio

Presidente russo diz que declaração de premiê pode agravar a situação na Líbia

O presidente russo, Dmitry Medvedev, fez nesta segunda-feira uma rara crítica ao premiê Vladimir Putin por ter usado o termo cruzada para descrever a ação militar na Líbia.

“Creio que todos devam ser extremamente precisos em suas considerações (sobre o conflito líbio) e sob nenhuma hipótese deve-se usar palavras que poderiam levar ao choque de civilizações, como cruzadas e outros termos”, afirmou Medvedev.

“Isso é inaceitável porque pode acabar agravando ainda mais o que está acontecendo atualmente.”

Putin havia criticado a resolução do Conselho de Segurança da ONU autorizando o uso da força na Líbia, comparando-a ao "apelo medieval às Cruzadas". A Rússia optou por se abster na votação de quinta-feira.

Racha político

A troca de farpas entre Putin e Medvedev é o sinal mais claro até o momento de que pode haver um racha na liderança política da Rússia.

Medvedev era visto até então como um aliado de Putin, e espera-se que ele apoie a volta do ex-presidente ao comando nas eleições de 2012.

Segundo o correspondente da BBC em Moscou Steve Rosenberg, não está claro, no entanto se há uma racha político ou se a discussão reflete apenas dois novos papéis que ambos querem adotar, dentre de um mesmo time:

Medvedev sende o reformista bonzinho e Puting o homem duro da política externa russa.

Nenhum comentário: