sábado, 26 de março de 2011

Manifestantes fazem protesto contra usinas nucleares na Alemanha

Mais de 50 mil pessoas protestavam em Berlim, segundo polícia local.

Acidente nuclear de Fukushima voltou a mobilizar a opinião pública.

Do G1, com informações da France Presse

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (26) nas principais cidades da Alemanha para exigir o fechamento das centrais nucleares do país, às vésperas de uma eleição regional que se anuncia como um referendo sobre a política energética da chanceler Angela Merkel.

Um manifestante ant-nuclear usa máscara durante protesto em Berli . Milhares de pessoas são esperadas neste protesto em toda a Alemanha (26/3) (Foto: Reuters)Um manifestante ant-nuclear usa máscara durante protesto em Berli . Milhares de pessoas são esperadas neste protesto em toda a Alemanha (26/3) (Foto: Reuters)

Mais de 50.000 manifestantes participavam da passeata organizada em Berlim nesta manhã, informou a polícia local.

Em Hamburgo, os manifestantes também fizeram sua passeata de manhã, enquanto em Munique (sul) e Colonia (oeste), os protestos estão programados para a tarde.

O acidente nuclear de Fukushima, no Japão, voltou a mobilizar a opinião pública alemã, tradicionalmente hostil à energia nuclear, em torno do assunto.

Manifestantes protestam em Berlim (Foto: AFP)Manifestantes protestam em
Berlim (Foto: AFP)

Pouco depois do início da crise em Fukushima, Merkel anunciou o fechamento temporário dos reatores mais antigos e a realização de uma auditoria de todo o parque nuclear alemão.

Esta posição da chanceler, apenas cinco meses depois de ter decidido prolongar a vida útil dos 17 reatores nucleates alemãs por mais 12 anos, foi vista apenas como uma manobra política pela maioria da população, segundo uma pesquisa.

De acordo com os analistas, baseados em algumas pesquisas, a CDU (partido de Merkel) corre o risco de perder o governo da região de Baden-Wurtemberg, que dirige desde 1953.

tópicos:

Nenhum comentário: