domingo, 20 de março de 2011

MAIS UMA DOSE, A MELHOR - alguma notícia da expedição em busca do uísque escocês deixado por Schakleton sob o gelo da Antártida?

Equipe de arqueólogos iniciou a expedição em janeiro de 2010.

Destiladora diz que sabor da bebida pode ter melhorado. 12 mil escoceses concorrem com LesPaul para fazer os testes.

Da EFE

Tamanho da letra

Ampliar FotoFoto: Divulgação

Uísque estaria sob o gelo. (Foto ilustrativa)

Uma equipe de arqueólogos da Nova Zelândia buscará duas caixas de uísque de malte escocês de uma safra especial enterrada há um século sob o gelo da inóspita Antártida.

Os cientistas, membros da sociedade para a conservação do patrimônio histórico da antártida neozelandesa, realizarão a expedição em janeiro do próximo ano.

Faça parte da comunidade do Planeta Bizarro no Orkut

O "tesouro" são duas caixas de uísque da renomada marca McKinlay & Co que pertenceram ao explorador irlandês Ernest Shackleton, que entre 1907 e 1909 fracassou em várias tentativas de ser o primeiro a pisar no Polo Sul.

Em 2006, dois arqueólogos descobriram 25 caixas do uísque protegidas sob o gelo debaixo de um tablado de madeira em uma cabana construída na expedição de Shackleton, mas na aquela época as caixas e as garrafas estavam cobertas por uma espessa camada de gelo o que impediu que fossem desenterradas.

As autoridades neozelandesas querem que os arqueólogos recuperem as duas caixas, mas as outras deverão permanecer no local, como assim determina o Tratado da Antártida, um acordo de patrimônio histórico assinado pelos 12 países que coadministram o continente gelado.

Quando forem extraídas do gelo, as garrafas serão transferidas à Nova Zelândia, onde serão restauradas antes de devolvê-las à Antártida novamente ao mesmo lugar onde foram deixadas pelos exploradores.

A destiladora escocesa Whyte & Mackay, que distribui a marca McKinlay, defende que tem direito de receber uma garrafa ou pelo menos uma mostra do uísque que parou de ser produzidos há muitos anos. Conforme a Whyte & Mackay, as garrafas devem estar intactas e é bem possível que o sabor do uísque tenha melhorado, mas ressalta que como as garrafas ficaram inclinadas, as tampas podem ter sido corroídas, o que pode ter alterado o aroma.

Os expedicionários utilizarão ferramentas especiais para perfurar o gelo que está no entorno da construção sem prejudicar o "tesouro" guardado no subsolo.


Nenhum comentário: