domingo, 20 de março de 2011

JAPAN NEWS - Usina de Fukushima pode ser desativada, diz porta-voz do governo

É a 1ª vez que um alto funcionário do governo menciona a probabilidade.

Complexo registrou grave acidente após terremoto de magnitude 9.

Do G1, com agências internacionais*

Um porta-voz do governo japonês disse neste domingo (20) que é provável que o complexo nuclear de Fukushima Daiichi, que registrou um grave acidente devido ao terremoto seguido de tsunami que afetou o Japão em 11 de março, seja desativado pois não está em condições de reiniciar as atividades, informou a rede NHK.

É a primeira vez que um alto funcionário do governo menciona a probabilidade de ela ser desmantelada.

"Considerando com objetividade a situação da central, penso que parece evidente que a usina de Fukushima Daiichi (Nº 1) não está em condições de voltar a funcionar", declarou Yukio Edano, em coletiva de imprensa.

O porta-voz informou, no entanto, que a decisão não depende apenas da autoridade do Estado, já que a central é administrada pela empresa privada Tokyo Electric Power (Tepco).

A agência nuclear da ONU informou que progressos foram feitos no objetivo de evitar uma catástrofe nuclear na usina de Fukushima, mas que a situação continua grave.

Localizada na costa, a cerca de 250 km de Tóquio, Fukushima 1 foi construída nos anos 1970 e é uma das mais antigas do Japão.

Os seis reatores da central ficaram gravemente danificados pelo terremoto de 9 graus de magnitude, o mais potente já registrado no Japão, seguido de tsunami.

Entenda a escala usada para classificar acidentes nucleares (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário: