sábado, 12 de março de 2011

Governo evacua 140 MIL pessoas da região de Fukushima. Socorro de navios e aviões estrangeiros indica que 2o. reator pode explodir

O Japão tem as equipes de socorro mais bem preparadas do mundo. Mesmo assim, esta recebendo ajuda de americanos, franceses e de outros governos de países desenvolvidos. Um novo problema com outro reator da usina nuclear em Fukushima indica problemas mais graves do que os revelados ate o momento. Apesar da evacuação e do trabalho preventivo organizado, 160 pessoas foram contaminadas pela radiação. Sandai continua tremendo.
Japão: Risco de explosão num segundo reator em Fukushima

O operador de uma central nuclear do nordeste do Japão revelou que um segundo reator estava a dar sinais de problemas, havendo risco de explosão, avançou hoje a agência noticiosa France Presse.

A companhia Tokyo Eletric Power (Tepco) informou tratar-se do reator número três da central Fukushima N.º 1, situada a 250 quilómetros a norte de Tóquio.

“Todas as funções para manter o nível do líquido de refrigeração estão a falhar”, declarou hoje (já domingo no Japão) um porta-voz da empresa.

A notícia surge várias horas depois de as autoridades japonesas terem aumentado para 20 quilómetros o raio da zona evacuada em torno da central nuclear de Fukushima, danificada pelo violento sismo que devastou o nordeste do país na sexta-feira.

Esta precaução suplementar, ordenada pelo gabinete do primeiro-ministro, foi tomada na sequência de uma explosão que destruiu um edifício que albergava o reator número um da central Fukushima.

Quatro empregados ficaram “ligeiramente feridos” devido à explosão, que terá ocorrido segundo a televisão pública NHK às 15:36 locais (6:36 em Lisboa).

Nenhum comentário: