terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Keith Richards e LesPaul se encontram em LA depois de muito tempo - Part One

Hah uma semana desembarquei na Ilha Flutuante com El Perro Loco, apos uma ronda de quase um mes pela Califórnia. Meu lapistopis estah sem acentos, graves, agudos e crases. O danado do cãozinho me fez beber em cada muquififo da Sunset que leva a velha Hollywood, hoje em parte decrépita e um pouco decadente. A primeira vez que dividi uma mesa com Keith foi naquelas quebradas. Ele procurava acompanhado por um produtor afeminado e muito doidjo "algo puro e iluminado", fácil para quem somente usava drogas prescritas por medicos e declinadas pelo governo inglês ate ha bem poucos anos. Difícil, porem, naquela Califórnia de meados de 60. La estava eu com meu cachorro, pranchas de surf e um velho violao Dobro. A cabine de meu velho El Camino estava sufocada pelos eflúvios do haxixe puro que Keith trouxera do Tanger. Achmed, lendário comerciante do melhor haxixe ainda era vivo. Na lojinha abrigada em meio a labirintos de tapetes e mistérios orientais Keith e a belíssima Anita Pallenberg (assista no iutubio Barbarella) cheiravam heróina e cocaína pura, os famosos speedballs. A palhaçada consistia em juntar drogas que se contrapunham: uma estimulante e outra depressiva. Na Londres do final dos 60 o Serviço Nacional de Saúde Britânico fornecia os bilhetes de embarque para essa viagem. Anita se entregara a Keith enquanto ainda namorava Brian Jones. Depois ficou com Mick Jagger enquanto ainda estava com Keith, que acha que o pingolin de Jagger, apesar de suas bolas de bilhar, nao tenha impactado Anita a altura de sua volúpia, beleza e deliciosos escaninhos.

Mas essa outra historia era resmungada por Keith enquanto eu descia em direcao ao Pier de Santa Monica ahs quatro da madrugada, enxergando com apenas um olho em busca um posto de gasolina aberto. eL Perro perscrutava o estrelado ceu californiano da caçamba do el Camino. Deitou-se em meio a uma lona suja com as patas abertas e barriga para cima. Os olhos vidrados denunciavam seu estado letárgico. Abastecido de cervejas seguimos para u
ma mansão nas encostas de Malibu para encontrar um dandi bichona que teria combustível para nossos próximos 2 dias, repetia o amigo esquisito de Keith. O tal virou um cineasta conhecido.

Pois Keith e eu nos encontramos novamente, sabados atras. Eu sa'ia de uma conhecida loja de guitarras apressado para a próxima liquor store. Esbarramos na calcada. Ele me olhou sobre os óculos escuros e disse: - Hi Les, como estah el Perro, guy? Olhou em direcao ao outro lado da avenida. Um leve aceno de cabeça e seguimos como velhos lentamente em direcoes opostas. Entrei pela porta carona no mesmo eL Camino. Jah el Perro sorveu a fumaça numa grande tragada do bagulho mexicano que adotara, nao disse nada e arrancou cantando os pneus na Sunset Boulevard em direcao ao ceu escarlate que emoldurava Venice e Santa Monica naquele final de tarde. Antes, porem, dera um piscadela para Keith. Em 1969, quatro, cinco anos depois de os Rollling Stones terem pisado naquelas esquinas próximas a Capitol Records KEITH RICHARDS gravava CONNECTION (assista abaixo) seu primeiro solo VOCAL nos STONES. Muitos especialistas na banda indicam "You got the silver" como o primeiro single gorjeado pelo encarquilhado guitarrista. Estao enganados. Assista e ouca:

Nenhum comentário: