segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Furacão Ida deixou 124 mortos em El Savador. Nº deve ser + . Meteorologistas discordam sobre a causa da tragédia




Veja o mapa e o gráfico. Fenômeno deve atingir em cheio a costa do Alabama, provocar mar agitado e muita chuva em New Orleans (Louisiana, marcada pelo violentíssimo Katrina) e Pensacola (última grande cidade localizada no extremo noroeste da Flórida).


O site da Globo.com traz a notícia de que pelo menos "...124 pessoas morreram por causa das intensas chuvas registradas neste fim de semana em El Salvador com a passagem do Furacão Ida, informou neste domingo (8) o governo do país, que declarou emergência nacional. O presidente, Mauricio Funes, confirmou, em mensagem ao país, o número de pessoas que perderam a vida e transmitiu suas condolências às famílias."


Já o site da BBC informa que meteorologistas apontam outra causa para a tragédia: "As inundações ocorreram em meio à passagem do Furacão Ida a leste de El Salvador, há três dias. No entanto, meteorologistas afirmam que o furacão não foi o responsável pelas fortes chuvas. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, na Flórida, as chuvas foram provocadas por um sistema de baixa pressão separado. O Ida já havia deixado milhares de desabrigados na Nicarágua, sob a forma de tempestade tropical, antes de se transformar em um furacão." Mais em http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1371353-5602,00-NUMERO+DE+MORTOS+POR+PASSAGEM+DE+FURACAO+EM+EL+SALVADOR+CHEGA+A.html

e em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091108_elsalvadoratualiza_ac.shtml



Um comentário:

Lu Argolo disse...

Presentinho para começar bem a semana, apesar da devastadora Ida... Que coisa horrível isso!

http://www.youtube.com/watch?v=l9q8eVg2WtQ