segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Conheça o navio vertical projetado na França

Arquiteto Jacques Rougerie divulga protótipo de estação móvel

para exploração submarina.

Foto: Jacques Rougerie Architect/Divulgação
Arquiteto francês apresenta o protótipo do primeiro navio vertical do mundo (Foto: Jacques Rougerie Architect/Divulgação )

Um arquiteto francês apresentou publicamente o protótipo do que deve ser o primeiro navio vertical do mundo e que deve possibilitar ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar.


Jacques Rougerie, de 64 anos, diz que sua invenção, uma estação oceanográfica batizada de SeaOrbiter, será realidade "em um futuro próximo". Ele afirma já ter metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das atuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos. "Atualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. É como se fossem levados para a Amazônia e depois tirados de lá em um espaço de uma hora", comparou.

"O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar." MAIS DO MESMO em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1397432-5603,00-FRANCESES+APRESENTAM+PRIMEIRO+NAVIO+VERTICAL+DO+MUNDO.html

Nenhum comentário: