segunda-feira, 20 de julho de 2009

Utilidade Pública - Quadro Comparativo da Gripe Comum e da Gripe Suína -

UMA ESPIADINHA VALIOSA - Corre na internet email com um Quadro Sinóptico (sumário explicativo) comparando a gripe comum e a denominada Gripe Suína ou Gripe A (H1N1). Com o aumento de casos fatais e com a constatação de que o vírus circula no país (sem contato com alguém que veio do exterior), vale uma espiada. O email não indica a fonte, mas recebi da UFSC. Lembre-se, havendo suspeita, vá a um posto médico ou à emergência do hospital mais próximo. Os remédios para gripe comum não têm eficácia. Lembre-se também de SEMPRE LAVAR AS MÃOS, NÃO LEVÁ-LAS À BOCA OU AOS OLHOS, MANTER OS AMBIENTES AREJADOS E EVITAR AGLOMERAÇÕES, ESPECIALMENTE EM LUGARES FECHADOS.

Deu no G1: "O infectologista Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), avalia que aglomerações de pessoas tendem a favorecer a transmissão de qualquer uma das chamadas doenças de inverno, que costumam se espalhar por gotículas de saliva e incluem a gripe comum.

Boulos considera que tentativas drásticas de bloquear a circulação do vírus são mais eficazes quando ainda não há epidemia. Quando ela já está instalada, como no caso gaúcho, não teriam garantia de eficácia. "O vírus vai se espalhar de qualquer jeito. O melhor é tratar como uma gripe comum, porque a gripe comum também mata, só que nós não acompanhamos isso diariamente", disse."

Nenhum comentário: