terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CARNAVAL - Floripa 3o. do Brasil? Parte II

Pois bem. Ouço na tv um senhor de Macapá dizendo que este ano recuperaria o posto de 3o. Carnaval do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, posição que havia segundo o especialista, perdido para Porto Alegre (sic) em 2008. E o cidadão falava de carnaval de escolas e carros de mutação, falava ainda de 400 a 500.000 turistas para assistir ao espetáculo. Vou pesquisar e prometo trazer imagens. Pois bem, no Jornal Nacional passava a agora famosa Aracati (CE), que contava com 600 mil foliões. Façam uma continha bem modesta de R$ 10,00 de gasto per capita. Leio que em Laguna os blocos atrairam no sábado os 40 mil foliões que as otoridades do setor estimavam para Capital. Volto À CANTILENA: depois que passaram o desfile das escolas para sábado, sobrepondo-o aos blocos de sujo, manifestação popular espontânea que não recebe o cuidado que deveria dos órgãos públicos, da famosa sopa da XV:15 do Paulo Tadeu e do João Carlos na Pça. XV, do programa do Aldirio, o Salum e outros manes ilustres narrando ao vivo da Figueira da XV e arredores, bar e restaurante Rosa, o Poly. Pois, agora assistir as intervenções de um comediante de 5a categoria do escatológico Pânico a 'entrevistar' meia dúzia de gatos (sic) pingados na entrada de um baile gay em Pelotas (RS)? Enquanto isso, rolava a mais badalada festa gay ao ar livre do carnaval brasileiro, sucesso idealizado dentre outras mariposas por Roberto Kessler nas imediações do Roma, da Av. Hercílio Luz em Florianopolis, depois de ver o ONODI puxar 3 mil foliões na tarde de domingo no Campeche, e antes e sem apoio devido, as Freguesias do Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa fazerem o divertido, seguro e tradicional Carnaval de suas comunidades, pergunto: o contraste entre o discurso oficial e a realidade indica o que? Ignorância, divórcio com a realidade, desfaçatez, ma-fé ou prepotência?
EM TEMPO: Bibas gaúchas ganharam as duas categorias do Baile Gay, realizado agora na Praça Tancredo Neves e não mais no Roma da av. Hercílio Luz. Muito botox, toneladas de silicone, alegres meninas, performances que foram do samba ao pop e famílias de curiosos reunidas. O que não dá para acreditar: em uma manifestação das Diretas Já - se não me engano - e com a praça lotada de gente, a PM avaliou um total de 18 mil pessoas. A RBS divulga que haviam 60 MIL ontem no largo entre a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Depois dizem que a mídia marginal pega no pé.

Um comentário:

otaviodimello disse...

Bom, o baile gay saindo da Hercílio Luz já descaracterizou, você soube de algum canal ou personagem este ano ter vindo a Floripa como Léo Áquila, Isabelita dos Patins? Por exemplo.
Depois de tudo que a tv mostrou neste carnaval, vamos já nos programar para o próximo carnaval em Olinda, ainda existe carnaval de rua.
Fazer o que aqui? Ouvir o Balão Mágico e ou carros de som com bate estaca?
Estamos caminhando para ser o 3° carnaval do Brasil(isto já ouvimos fazem uns 20 anos).
Pelo rítmo não seria 13°?
Que o presidente da cinta-liga quis diser que o Rio e São Paulo que se cuide?
Será que vai enviar as 5 escolas daqui para concorrer com as 75 de lá?
Só pode ser isto ou eu estou ficando burro, não entendi a glamourosa frase...
Ó duvida.