quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Artistas se unem contra gravadoras

Do site da Rolling Stone.

Nomes como Radiohead (foto), Kate Nash e The Verve criam órgão para defender direitos das bandas



Um grupo de 60 bandas e cantores solo ingleses se uniu para lutar por mais controle sobre suas produções musicais, informou a agência de notícias Efe. Grupos como Radiohead, The Verve e Kaiser Chiefs fazem parte da "Coalizão de Renomados Artistas", nome escolhido para a instituição.

O principal objetivo dos artistas é ficar com os direitos autorais de suas músicas. Atualmente, boa parte desses direitos pertence às gravadoras. Segundo Brian Message, agente do Radiohead e de Kate Nash (que também faz parte da coalizão), "é hora de os artistas terem uma voz coletiva forte para lutar por seus interesses".

Os integrantes do grupo acreditam que suas músicas estão sendo utilizadas e distribuídas de formas muito mais variadas do que no passado - a internet é o principal fator dessa mudança -, mas sem os músicos receberem mais por isso. "Os artistas não participam dessas negociações, e seus interesses provavelmente são considerados sem o devido cuidado. Os artistas deveriam receber uma compensação justa por esses acordos", destaca o estatuto da Coalizão.

Nenhum comentário: