quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUARK e O Acelerador de Partículas Para Leigos
Paulo Lehmkuhl Vieira

O Primeiro Manual Amador sobre o LHC - Large Hadron Collider
A Máquina Criada pelo Homem para Fazer uma 'Biópsia' de Deus
O Buraco Negro pode Sugar Você antes das Eleições?

Imagine um grande bambolê, sim, aquela argola que as crianças giram na cintura. Agora imagine que o mais poderoso experimento científico feito pelo homem é um gigantesco bambolê oco, com 27 Km de comprimento e enterrado 100 metros abaixo da superfície da Terra entre a França e a Suíça. Esse monstrengo ansiosamente esperado por físicos de todo o mundo foi construído nos últimos 20 anos ao custo de 3 bilhões de euros.

Well! No caso não é ele que gira. Imagine que dentro desse ‘túnel’ existem duas pistas ao longo de toda sua extensão. Em uma pista o ‘trânsito’ segue o sentido horário e na outra o sentido anti-horário. Desde as 2hs da madrugada de hoje, 10 de setembro de 2008, horário GMT de Brasília, circulam nas tais pistas a quase 300 mil km/h - 99% da velocidade da luz ou 10 mil voltas na engenhoca por segundo - três trilhões das partículas denominadas hádrons. Está em curso, pois, a mais ousada tentativa da história da humanidade em chegar à origem do Universo, recriando as condições mais próximas possíveis do que aconteceu logo após o Big Bang ou a explosão inicial.

Ao acelerar as partículas à absurda velocidade e ao fazê-las circular em sentidos contrapostos os cientistas criaram o ambiente ideal para que em (in)determinado momento ocorresse uma colisão. Nesse preciso instante, os trilhões de QUARKs que são a partícula fundamental dos hadróns são esmigalhados. A menor partícula que ‘é’ antes do que ‘pode’ vir a ser’; a última fração concreta, palpável na infinitésima fração de tempo antes daquilo que é apenas uma possibilidade, um resultado possível de uma combinação matemática aleatória de movimentos no espaço e no tempo está agora em frangalhos. Ou seja, os ‘mil trilhões’ de quarks que ‘seriam’ cada um o último ou o primordial elemento ‘táctil’ existente caso fosse possível tocá-lo como matéria no exato instante que antecede seu próximo movimento teriam sido excitados ou estimulados pela energia da colisão. Com a tal máquina, 3 milhões de pessoas fariam 10 MIL vezes a Cada UM SEGUNDO o percurso do Centro a Barra, do Centro do Rio à Barra da Tijuca ou do Centro de Floripa à Barra da Lagoa. Do JFK Airport ao centro de Manhanthan ou de Ezeiza a Calle Florida. E de inopino, BUM!!! uma grande esbarrada dessa multidão. É da energia dessa trombada de partículas substanciais que sobrarão (espera-se) as respostas em forma de 'caquinhos' de quarks. Simplificando, é como se o mundo fosse um quebra-cabeça com ‘quarquilhões’ de peças em movimento permanente e constante mutação, que não repetem o desenho original ou a composição anterior. E no cenário desses 'estilhaços' de quark os cientistas esperam encontrar respostas às dúvidas intestinas que assombram suas pesquisas.
O tal BÓSON: Dentre todos estes 'estilhaços' um bóson é especial, o tal Bóson de Higgs. Por que? Porque ele seria o protótipo, a partícula essencial, a chamada síntese completa de todas e não à-toa [sem trocadilho com os ateus], chamada pelo cientistas de Partícula de DEUS. O mapa genético do universo, o DNA da divina composição.

ENTÃO, do choque provocado no LHC – Large Hadron Collider, o tal acelerador de partículas, como nunca antes (até parece falando aquele mesmo que você pensou) novas combinações ‘matemáticas’, físicas e quânticas serão geradas. Daí, o tal choque pode fornecer respostas ao que aconteceu no BIG BANG, suposto Buraco Negro que deu origem ao Universo. Talvez até, dependendo da ousadia científica, o que havia antes do Buraco Negro, pois, afinal, me desculpem os descrentes – mas não muito -, estamos nós homens-cientistas brincando de DEUS e nós homens contemporâneos das cyber-cavernas replicando as mesmas dúvidas de nossos ancestrais remotos: de onde viemos, quem somos e para onde vamos? Só esperar que o monstrengo não crie um ou centilhões de microscópicos buracos negros e, que tal qual uma epidemia, estes buracos cresçam descontroladamente e nos ‘engulam’ a todos indistintamente, cientistas e a humanidade, mera passageira dessa experiência. [continuaComo Os Buracos Negros Podem Se Multiplicar e Engolir Você apesar de Hawking não acreditar?]
Photo by: Custódio Coimbra, da Agência O Globo - 10/02/2008.

Nenhum comentário: